Devido à sua vasta dimensão e à dispersão da população pelo território, a Noruega, tem oficialmente três dialectos: o Bokmål, o Nynorsk e o Sami. No entanto, e principalmente, na área de Oslo, o Bokmål é o dialecto mais falado.
Estima-se que o norueguês seja falado por cerca de 5 milhões de pessoas em todo o mundo. Compreendido, especialmente, entre os países escandinavos pela sua semelhança, tanto a nível escrito como oral (à excepção da Finlândia que tem uma língua completamente diferente), apresenta semelhanças com o inglês, o islandês, o alemão, o dinamarquês e com o sueco.
Apesar da maioria dos noruegueses falar fluentemente inglês, é sempre útil ter conhecimento, mesmo que básico, da língua local para uma melhor e mais rápida integração.
Assim, e com o objectivo de facilitar o estudo de quem queira aprender esta língua nórdica, serão aqui partilhadas informações e recursos dedicados ao tema.
Aprender uma língua nova é dispor-se a aprender o mundo de uma nova forma.
É desprender-se das regras que comandam a língua mãe, permitindo-se criar novas associações e mnemónicas.
É aprender a pensar o novo cosmos que se abre diante de si. É reciclar-se no mundo, renovando o olhar. É abraçar a imensidão que se expande para além da moldura que antes o cercava.
Espero que esta informação vos seja útil e que se divirtam a aprender.
Bons estudos!